Texto Curatorial

A história do rádio no Brasil se confunde com a própria história do país. Modernização, guerras, disputas de poder, música, entretenimento, criação de uma identidade nacional, popularização dos meios de comunicação… todos esses momentos estão interligados e se fazem presentes pelas ondas de curta e média frequência das rádios. Saímos das ondas e entramos na era digital, mas a forma de se comunicar através do som, da palavra, continua presente em nosso cotidiano. Podcast, aplicativos digitais de música e webrádios tomam a frente desse meio de comunicação que continua explanado pelo país. A exposição, construída majoritariamente pelo acervo do Museu da Imagem e do Som, é organizada a partir de quatro momentos chaves da implementação do rádio - e das rádios no Brasil:

IMPLANTAÇÃO (1915-1940): momento inicial da história do rádio em que as primeiras estações são instaladas.

DIFUSÃO (1932-1970): o rádio já está dentro das casas, é o principal meio de informação e divertimento da população. A propaganda entra com força nessa fase.

SEGMENTAÇÃO (1955-2005): a televisão ganha força. Para o rádio se manter, começa a investir em segmentos. Surgem rádios dedicados apenas a música ou notícias.

CONVERGÊNCIA (1995-atualidade): o rádio se propaga para outros meios, se torna multiplataforma com os audiocasts, podcasts e webrádios.

A partir da data comemorativa dos 100 anos da primeira rádio transmissão, convidamos você, seja no espaço expositivo ou no site criado especialmente para a mostra, a se embalar pelas ondas do rádio.

Julia Baker