FASE DE IMPLANTAÇÃO

1915 - 1940

A história do rádio no Brasil começa antes da primeira transmissão oficial. No começo do século XX, a elite cultural e econômica do país, acompanhando a tendência internacional, já se aventurava na radiodifusão através dos primeiros aparelhos...

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FASE DE DIFUSÃO

1932 - 1970

O período é marcado pela popularização do rádio através de um modelo de programação dividido em quatro núcleos: música, dramaturgia, jornalismo e programa de variedades. Vemos o surgimento das rainhas e reis do rádio, a comoção pelas radionovelas ...

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FASE DE SEGMENTAÇÃO

1955 - 2005

Enquanto os formatos de maior sucesso no rádio migravam para a televisão, a programação radiofônica foi restrita à música, ao jornalismo, à cobertura esportiva, e aos programas de prestação de serviços e com enfoque local. Por outro lado, foi um período de intensas transformações na sociedade: o milagre econômico propiciou o aumento do consumo individual; a revolução cultural elevou o jovem a um novo status na sociedade, com uma construção de gostos e hábitos próprios ...

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FASE DE CONVERGÊNCIA

1995 - atualidade

O rádio se reinventa, torna-se multimidiático pois encontra novas plataformas - com parcerias com emissoras de televisão, empresas e migrando para a web - e repensa o formato de programas como os audiocasts e podcasts ...

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